• Geografia do Brasil



    "Geografia do Brasil" está vinculado à iniciativa de melhoria e renovação da qualidade dos conteúdos do ensino médio, destinando-se também a pré-vestibulandos, como obra de referência e consulta.

    Escrito por uma equipe de professores da Universidade de São Paulo, destaca-se pela abordagem interpretativa, privilegiando temas considerados de suma importância no estudo da geografia.

    Em vez de informações de abrangência apenas programática, úteis à memorização, o leitor encontrará aqui um texto analítico que discute aspectos da geografia da natureza e da sociedade.

    Os capítulos iniciais tratam do espaço vital de sobrevivência humana e das relações culturais e socioeconômicas que envolvem necessariamente o meio ambiente. Partindo sempre do geral para o particular, o entendimento desses assuntos inicia-se com a dinâmica do funcionamento do planeta Terra, passando pela gênese dos processos de formação do relevo e das faixas climáticas do globo, até focalizar problemas específicos da realidade brasileira.

    Tratamento inovador, do ponto de vista geográfico, é dado aos capítulos que analisam a mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial. As transformações no Leste europeu, o surgimento da nova divisão internacional do trabalho e a formação de blocos econômicos segundo as tendências de unificação do capital servem de preparação para os capítulos de conclusão que situam o Brasil nesse contexto mundial.

    Quanto aos temas relacionados à população brasileira - a exemplo da industrialização e da agricultura, estudadas nos capítulos finais -, os autores procuraram desenvolver uma compreensão que possibilita a visualização das relações capitalistas na cidade e no campo, abordando os movimentos sociais, a estrutura fundiária e a reforma agrária.

    Além de mapas, fotos, tabelas e diagramas, o livro inclui textos de fontes diversas, como revistas e relatórios científicos, que, destacados do texto principal, ilustram e ampliam as discussões. A ênfase na interpretação de temas considerados essenciais no estudo da geografia é o diferencial desse livro, obra de referência indispensável no âmbito dessa disciplina.
    Indicações

    Mais para o professor do que para os alunos. Os estudantes do Ensino Médio podem ter acesso aos textos, desde que a leitura seja acompanhada pelo mestre.
    Geografia do Brasil

    Jurandyr L. Sanches Ross (Org.)

    Edusp

    552 págs. 
     
    Fonte: UOL

    0 comentários:

    Postar um comentário